Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Regimento militar da Rajá

Nos anos 60 os gelados Rajá iniciaram uma campanha ( provavelmente devido a entrada/existência de outras marcas no mercado como a Olá, Neveiros, etc ) de oferta de brindes realmente impressionante.








Penso que esta poderá ter sido a primeira colecção que a Rajá editou, por 3 razões:

1. Pelo anúncio publicitário seguinte, já que refere ser a MAIOR e a MELHOR colecção de bonecos até hoje lançada em Portugal. Se o ser a melhor é controverso e faz parte do marketing próprio da publicidade, pois se esta colecção, a ter sido lançada posteriormente às outras colecções - Pop Palino; Ele & Ela; Série Espacial - não seria, a meu ver, a melhor, já que as outras têm figuras melhores. O ser a maior é um facto mais substancial para demonstrar que foi talvez a 1ª editada pela Rajá, porque todas as outras colecções têm 16 bonecos tal como esta, pelo que não faria sentido dizer que esta era a maior.


  1. A dúvida contudo permanece: quando se diz "a maior" está-se a referir a outras colecções de bonecos oferecidas com outros produtos de outras marcas, ou está a referir-se a outras colecções anteriores da Rajá, mas com um menor número de bonecos e de pior qualidade ?

Uma coisa é certa, antes desta colecção foram lançadas outras colecções de bonecos, não sei se pela Rajá se por outras marcas alimentares ou não.


2. Uma segunda razão tem que ver com a colecção em si. Enquanto para as outras colecções a Rajá seleccionou motivos da cultura pop, seja da cultura popular propriamente dita, como a colecção de tipos e trajes portugueses; seja da cultura científico-cinematográfica alusiva ao espaço e ás viagens e exploração espaciais; seja da cultura musical dos anos 60 com a Beatlemania à cabeça - os cabeçudos com cortes de cabelo à Beatle são disso uma evidência; seja da cultura hippie. Ora esta é alusiva a uma área completamente estranha às outras: a área militar e vai buscar inspiração aos regimentos militares estado unidenses que nos habituámos a ver a combater os índios nos westerns. Porquê ? Uma razão poderá ser o facto de que os bonecos militares sempre foram muito apreciados, para além de que poderia ser já algo de habitual serem ofertados com produtos variados ( lembro os guerreiros medievais ofertados pela Neveiros e os índios e cowboys espalmados ofertados na Farinha Amparo. Isto com muitas reservas porque nem sei se seriam contemporâneos ou mesmo anteriores à Rajá ), pelo que se explorava uma apetência já instalada no mercado nascente. Outra razão poderá ser o facto de, estando a começar, não ter tido a Rajá tempo, dinheiro, etc., para investir na concepção e produção de uma colecção autónoma e mais portuguesa. Terá pois lançado mão de colecções estrangeiras já disponíveis ? Continuo à procura de evidências nesse sentido.


3. Uma outra razão tem que ver com o género objecto da colecção. Enquanto as outras colecções pode-se dizer que apelam igualmente a um público de crianças e jovens do sexo masculino e feminino. Esta, pela temática marcial, é nitidamente de cariz e orientação masculina. Pelo que nas outras colecções a Rajá procurava seduzir o mercado maior de ambos os sexos. É certo que nesta colecção a Rajá já evidencia preocupações unisexo pois, por estranho que nos possa parecer, faz parte do regimento um elemento feminino. Isto era para a altura em Portugal bastante inusitado. Talvez mais uma prova de que a colecção é estrangeira.

As cores mais comuns são o vermelho e o azul metálico. Possuo algumas que são pouco comuns: rosa, verde escuro, rosa salmão ( muito raro ), preto.

Embora não possua nenhum branco essa cor também é muito rara de aparecer.

Ultimas: Recebi hoje em casa uma revista, a " Donas de Casa " datada de Setembro de 1967. No seu interior várias publicidades, entre as quais uma ao regimento. Está pois desmonstrado que as outras colecções são posteriores pois possuo as respectivas publicidades e são datadas de 1968.

3 comentários:

  1. Boa noite Juno,
    excelente colecção.
    Tens repetidos?

    Abraço
    Fernando Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Boas

    Obrigada pelo contacto.
    tenho dois bonecos que estão neste momento no miau. É só seguir o link.

    http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=9390947

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Ola Juno, puedes poner foto de la portada de la revista Donas de Casa? Obrigado

    ResponderEliminar