Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Brindes dos gelados Neveiros


Não sei de fonte 100% segura, mas é usual entre coleccionadores e pessoas do meio atribuir-se a origem destes bonecos a uns gelados produzidos no Porto ou lá perto. Os Neveiros. O ditos gelados ofertá-los-iam como brindes.
O eu moro e nasci a sul do rio Tejo, tenho 44 anos e fui, na minha infância, possuidor de alguns destes bonecos e nunca provei um gelado "Neveiros", nem tenho memória alguma de, por estas bandas, alguma vez terem existido gelados com essa designação. Isto para dizer que os bonecos poderem ter sido ofertados aqui no sul do país com algum outro produto não é uma impossibilidade. Contudo é possível que assim não seja. Mas ficam as minhas dúvidas.




Não sei por quantos bonecos era constituída a colecção. Imagino que por mais alguns. Estes, no entanto, são os que mais se vêem em circulação ememso assim não é muito comum vê-los«
Há já uns .tempos um vendedor(a) no ebay, a quem comprava bonecos portugueses, sediado na Grã-Bretanha e com o user name Secretloft enviou-me uma imagem com bonecos brinde dos gelados "Neveiros" que tinha e onde constavam mais dois bonecos que nunca vi em mais nenhum lugar. Desconheço se serão de facto "Neveiros" ou não.


Outro aspecto interessante é a origem dos bonecos, isto é, se são originais portugueses ou não. As questões de prioridade são sempre difícies com poucos dados. Contudo, se formos à Starlux, deparamo-nos com vários bonecos da sua extensa lista de bonecos/personagens medievais que são iguais aos "Neveiros" so diferindo nas cores ( são pluricromáticos ) e no tamanho ( são maiores ).
















1 comentário:

  1. Tenho 58 anos e também tenho alguns bonecos destes embora desconheça a sua origem, mas pensava que teriam sido oferta do detergente "Extra".

    ResponderEliminar