Número total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2011

O livro da selva







Colecção livro da selva ( falta-me a cobra )


Uma colecção de monocromáticos que, na minha opinião, é das melhores, sobretudo pelas dimensões muito generosas dos bonecos. É um prazer manipular estes bonecos sem medo de deixá-los cair e desaparecerem-nos da vista. Vê-se que foram concebidos para serem manipulados por mãos pequenas e ainda pouco hábeis para a manipulação de figurinhas microscópicas como as de algumas colecções.

Diz-se, entre os coleccionadores, compradores, vendedores, e vem referenciada na publicação/ catálogo que acompanhou a exposição de brinquedos da BD, na Amadora, no ano 2000, que eram ofertados no detergente Extra. Não tenho provas objectivas de tal origem pelo que tenho de tomar, cautelosamente, como, simplesmente, boa a informação sobre a sua proveniência.


O número de personagens é limitado, mas deriva da própria estória. O número de cores é razoável para o número de personagens: azul, verde, branco, laranja, amarelo. Curiosamente nunca me cruzei com um encarnado, cor muito usada noutras colecções.


Esta colecção foi editada em Espanha com cores mais vivas, e os bonecos dizem made in Spain, razão porque alguns vendedores espanhóis as julgam de proveniência espanhola.

Foi editada também na Alemanha, desconheço com que produto.

Foi também editada na França com o detergente/sabão ? MIR.


Notas curiosas:



  • a colecção editada em Portugal conta com 10 figuras enquanto nos outros países são só 8.


  • a colecção portuguesa apresenta detalhes de pintura nos olhos e boca ou bico.


  • as figuras das outras colecções onde as encontrei estão sempre referenciadas como sendo de 1967, a portuguesa é de 1966.


  • há cores, nas colecções estrangeiras, que não encontrei em Portugal, por exemplo o azul celeste ou o vermelho.


  • os bonecos da colecção portuguesa são diferentes das outras, sendo a diferença mais notória a do boneco abutre, que em Portugal aparece poisado num ramo e o mesmo não acontece com os abutres das colecções estrangeiras.



3 comentários:

  1. Interessante, esta sua colecção. Eu próprio tenho procurado, sem sucesso, alguns dos da minha infância. Quanto aos "Rájá", encontrei os bons-bons, muito prosaicamente, num supermercado Modelo. Não sei se ainda por existirão, mas se os encontrar passo a palavra.

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Bem vindo à blogosfera dos coleccionadores de figuras.

    Passe pelo meu blogue e dê uma olhadela.

    Abraço

    Nuno Mata
    www.btoys.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me.

    Thanks!

    Joel Houston
    JHouston791@gmail.com

    ResponderEliminar